terça-feira, 4 de março de 2014

O Brasil participa da maior feira de alimentos da Ásia, apostando na carne suína

O evento iniciou hoje e deverá receber cerca de 73 mil profissionais da área de comércio durante os quatros dias.

Feira Foodex Japan 2014A feira anual Foodex Japan em Makuhari, é uma oportunidade perfeita para os profissionais da indústria descobrirem as maravilhas da autêntica comida e bebida Japonesa. As categorias de produtos incluídas em Foodex Japan säo: produtos agrícolas, pães e cereais, ervas aromáticas e especiarias, sopas, cerveja, aguardente, água mineral, refrigerantes, serviços de transporte, livros, revistas, jornais, entre vários outros produtos.

Foram sete anos de muita negociação até a entrada da carne suína no Japão. Desde a abertura do mercado em junho, foram enviados quinze contêineres, num total de trezentas toneladas.

¨No primeiro ano, nossa estimativa é trazer de 10 a 20 mil toneladas por ano, porque precisamos nos organizar¨, afirmou Rui Saldanha Vargas, presidente da ABIPECS.

Esse volume não atende a demanda japonesa no consumo da carne de porco.

Os exportadores querem multiplicar os números em dezenas de vezes e assegurar uma boa fatia do mercado.

Por ano, o Japão consome um milhão e duzentas mil toneladas de carne de porco. Mais de 40% vêm dos Estados Unidos.

Mas quando se fala em frango, o Brasil é imbatível. A união brasileira de avicultura lançou uma campanha para destacar o produto do Brasil como seguro e saudável.

Mas o país tem muito mais a oferecer.

Segundo o diretor das relações internacionais do Ministério da Agricultura, o Brasil também negocia a abertura do mercado para a carne bovina.

¨Uma das nossas tentativas é justificada para colocar a carne bovina no Japão. …as negociações estão avançando¨, revela Marcelo Junqueiram do Ministério da Agricultura.

Feiras como a Foodex servem como termômetro para medir a reação do público. O porco passou pelo teste.

¨A textura, o sabor da carne, tudo é muito gostoso. E cai muito bem com uma taça de vinho¨, diz um japonês que aprovou a carne de porco brasileira.

A Foodex é a maior feira de alimentos da Ásia.

O Brasil caprichou no design, e no tamanho do pavilhão. São 72 empresas de onze segmentos, ocupando mais de 500 metros quadrados.

Mas o país tem muito mais para mostrar ao consumidor japonês. Alguns produtos brasileiros vêm por outras rotas.

Uma empresa da Eslovênia aposta no açaí congelado, já uma outra empresa concorrente trouxe o chá mate e banana com cobertura.

¨Todos os nossos produtos são de origem brasileira¨, disse a representante da empresa.

Na Foodex, não falta espaço para degustação. Tem petiscos, doces, salgados e muita bebida.

Literalmente, é uma viagem gastronômica pelo mundo. A Foodex vai até o dia 7 de março, no Makuhari Messe, em Chiba.
Fonte: IPC Digital

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